Arquivo Lésbico Brasileiro promove webinário sobre acervos digitais

Começa na próxima segunda (6), às 10h, o Webinário Acervos Digitais LGBTQIA+. Com transmissão pelo canal do Cultura em Casa no YouTube, o evento reunirá especialistas, pesquisadores e instituições de memória. Vamos debater normas técnicas e compartilhar experiências de digitalização de acervos. Além de ser gratuito e aberto à comunidade, o webinário oferecerá certificado para ouvintes. Para isso, basta preencher a lista de presença que será disponibilizada pelo chat da transmissão. Não é necessário inscrição prévia.

O primeiro painel, “Normas e legislação”, conta com as seguintes convidadas: Mariana Valente, diretora do InternetLab e autora do Manual de Direito Autoral para Museus, Arquivos e Bibliotecas”; Amanda Amaral, museóloga do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e colaboradora do livro “Acervos Digitais nos Museus: manual para realização de projetos”; e Isabel Maringelli, coordenadora do Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca e professora de Biblioteconomia na Fundação Escola de
Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). A mediação será feita por João de Pontes Júnior, do Museu da Cidade de São Paulo.

Na terça (7), também às 10h, haverá o painel “Experiências contemporâneas”. Foram convidados Ian Habib, pesquisador e cofundador do Museu Transgênero de História da (Mutha), e Paula Silveira-Barbosa, diretora-geral do Arquivo Lésbico Brasileiro (ALB). Esse painel terá mediação de Felipe Areda, diretor do Instituto LGBT+.

O evento faz parte da programação do ALB na 6ª Semana Nacional de Arquivos, que ocorre entre os dias 6 e 10 de junho deste ano. Promovida anualmente pelo Arquivo Nacional, a iniciativa reúne instituições de todo o país em eventos culturais e acadêmicos.