Quem somos

A iniciativa de criar o Arquivo Lésbico Brasileiro (ALB) surgiu no segundo semestre de 2020, a partir do trabalho de pesquisadoras e ativistas lésbicas empenhadas em compartilhar os materiais que possuíam. Porém, concluímos que a circulação entre nós ainda era restrita e desejávamos que qualquer pessoa interessada nas lesbianidades pudesse acessar os materiais. Dessa vontade nasceu o projeto de construção do nosso acervo virtual de acesso público e gratuito.

O ALB também atua em outras frentes, promovendo cursos de formação e participando de debates e eventos sobre arquivos, memórias e ativismo. Além disso, buscamos estabelecer parcerias com entidades, acervos e instituições comprometidas com a defesa de grupos historicamente marginalizados.

Diretoria (2021-2025):

Diretora-Geral: Paula Silveira-Barbosa
Diretora Financeira: Stela Barboza
Diretora Administrativa: Larissa Martins

Controladoria Fiscal (2021-2025):

Gabriela Coutinho
Flecha Azul Lemes
Naira Évine

Secretaria Jurídica:

Hanna Korich
Hanna Thuin

Comissão de Fundação:

Paula Silveira-Barbosa
Julia Kumpera
Larissa Martins
Caio C. Maia
Gabriela Coutinho
Ingridy Peixoto
Augusta da Silveira de Oliveira

Comissão de Acervo e Patrimônio:

Responsável pela implementação da política de acervo da instituição, recebimento de doações de materiais, organização e tratamento de documentação.

Comissão Administrativa:

Responsável pela implementação dos protocolos administrativos e gestão dos processos internos.

Comissão de Comunicação e Cultura:

Responsável pela implementação da política de comunicação da instituição, gestão das mídias sociais, articulação de parcerias do ALB e promoção de eventos.